Atividades
Tem o objetivo de atender as oficinas de socialização e socioeducativas, promovendo maior conhecimento de si, entendimento de regras simples, início de trabalho em equipe, ampliar a capacidade da percepção sensorial, verbalização, tempo de atenção e concentração de cada usuário, melhora da postura por meio do preparo da horta e cuidados com as hortaliças.
São atividades relacionadas ao meio em que a pessoa vive, proporcionando sua independência: organizar a casa, varrer, lavar louça, fazer compras, etc.
São atividades da vida cotidiana, que tem um propósito, um valor e é desenvolvida de acordo com a capacidade de cada pessoa, melhorando a autoestima e autonomia, como: higiene pessoal, higiene do banho, vestir-se, comer, etc.
Tem o objetivo de oferecer atividades culturais que possibilitem a expressão corporal, o gosto pela música e dança, melhora da autoestima. Utilizar a música como linguagem e objeto de conhecimento, que está presente no cotidiano do usuário (escuta, apreciação, memória, atenção/concentração/percepção auditiva).
A caminhada visa melhorar a postura e fortalecer os músculos, baixar ansiedade, trabalhar a comunicação, atenção e memória.
Tem como objetivo oferecer atividades especializadas e específicas e elaboradas, tendo por base as necessidades, dificuldades e capacidades cognitivas de cada um. Atividades de aspecto pedagógico referente a leitura e escrita,colagens, atividades sobre direito e cidadania, vivência em grupo, comunicação e coordenação motora.
A atividade física melhora a qualidade de vida, e é importante para a formação neural, onde se aprende gestos motores diferentes e ganha habilidades motoras variadas. E a diversidade prepara bem o corpo, prevenindo contra lesões, além de evitar a monotonia.